sábado, 17 de março de 2007

Jornal Oeste Online - Estórias da História

Jornal Oeste Online - Estórias da História
15-03-2007 :: Joana Fialho Alcobaça Estórias da História

O lançamento do livro infantil vai ter como cenário o túmulo de Inês de Castro


O amor de Pedro e Inês, contado aos pequenotes”, de Vanda Furtado Marques, é o primeiro livro de uma colecção que promete fazer chegar aos mais pequenos algumas das mais bonitas passagens da História de Portugal.
O livro para crianças, que vai ser apresentado amanhã, dia 16, pelas 18h 30, junto ao Túmulo de Inês de Castro, no Mosteiro de Alcobaça tem ilustrações de Susana Silva, contando ainda com a colaboração de Inês Ferreira, educadora de infância, que tratou sobretudo da vertente pedagógica. O prefácio ficou a cargo de Rui Rasquilho, director do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que, “num texto fascinante” explica a história por detrás dos túmulos dos reis. Como professora de História, estranhava a falta de livros que contassem a história de Pedro e Inês aos miúdos entre os 3 e os 8 anos numa linguagem que eles percebam”. É desta forma que Vanda Marques explica o que a levou a escrever sobre algumas das mais marcantes personagens da História de Portugal. Para a autora, “lançar este livro é ir muito além” do que alguma vez pensou ser possível, por isso “o livro foi pensado ao pormenor, houve preocupação com as imagens e com o vocabulário utilizado”, nomeadamente no que diz respeito ao adultério cometido por Pedro e à morte de Inês, “pelo que quisemos pegar na parte mais bonita da história, no amor que os unia”. O amor de Pedro e Inês” é o primeiro livro da colecção “Contado aos Pequenotes”, tirado da gaveta vários anos depois de ser escrito por Vanda Marques para preencher uma lacuna na literatura infantil. A aguardar publicação estão já as histórias da Padeira de Aljubarrota e de D. Dinis e Rainha Santa Isabel, livros que, de acordo com a autora, “nascem de uma grande paixão por História e de uma vontade imensa de a contar a todos os miúdos”.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Apresentação e Lançamento no meu novo Livro

Na dia 16.Março (sexta-feira), às 18:00, na Sala do Capitulo do Mosteiro de Alcobaça, irá decorrer a Apresentação do meu livro "O Amor de Pedro e Inês, Contado aos Pequenotes"

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin