Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2008

Video da Padeira na EB1/JI do ALQUEBRE, Vila Nova de Gaia

Imagem
Nesta bonita escola, foi filmado este video. Divirte-te.            

Uma mensagem de paz e harmonia para o novo ano

Imagem
Foi por acaso que deparei com o escritor Thiago Sabrosa e o seu livro “O Natal do tio Thiago”, gostei muito das suas mensagens de paz, harmonia e reconciliação e por isso aqui deixo uma das histórias, especialmente para todas as mães: Maria, história de oito de Dezembro "Eu estava maravilhada com a maneira como Deus estava a preparar a vinda do nosso filho. Como o Senhor pensou em tudo, de uma maneira tão simples e discreta, Deus sempre nos surpreende. Quando voltei de casa de Isabel para Nazaré, já sentia o bebé dentro de mim. Comecei a fazer o que fazem todas as mães: a falar com Ele. Já sabia nessa altura que Ele era o Messias, mas não podia trata-lo como outra coisa que não fosse como o meu filho!  Era rídiculo falar com Ele, como se estivesse a falar com um grande Senhor, um  chefe de tribo ou um sacerdote importantíssimo. Era o meu filho e não lhe podia falar senão de amor. Fiqei supreendida com o amor que sentia por Ele desde o primeiro instante em que tomei consciê

Por que devemos contar histórias para as crianças?

Imagem
Contadores de histórias... Quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos atrás no tempo e recordamo-nos de uma tia ou avó que nos contavam histórias antes de dormir. Infelizmente, contar histórias tem-se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente. Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia: de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar. No stress diário da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para simplesmente contar histórias aos nosso filhos. Esquecemos que, através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada. Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para adoptar vivência com mais segurança das suas próprias derrotas e perdas. Contudo, é preciso ter muito cuidado ao eleger as versões que são contadas

A Padeira em Turquel

Imagem
Fui a Turquel contar a história da Padeira às crianças, e no final a primeira pergunta que me fizeram foi: -Ó Padeira, porque vens tu de sapatilhas?!! Tive de ser rápida no raciocinio e respondi: -Sabem que vir a pé desde de Aljubarrota não é fácil. Mas mesmo assim lá tive que trocar sapatilhas pelos chinelos. A curiosidade das crianças é mesmo saudável e sincera.   Adorei a prendinha que elas me deram e a pá mágica fez um brilharete, tanto que acho que um dia destes as crianças vão começar a procurar a pá por Aljubarrota…  

Os novos artistas

Imagem

A "Padeira de Aljubarrota" e a "Rainha Santa" na Escola Básica dos Covões.

Imagem
As crianças adoram histórias de Reis e Rainhas... O imaginário dos castelos, das princesas, dos cavaleiros, encanta-as e fá-las sonhar. Mas crianças  também adoram herois, como a Padeira , que emergem do povo (gente vulgar) e possuem características particulares: Forte, Feia, muito Grande e  com Seis Dedos em cada mão. Aqui a criança pode sentir-se o heroi, e sonhar que também, ela pode fazer algo de muito especial por si e pelos outros.

Um fim-de-tarde na EB1 da Ribafria.

Imagem
Hoje tive a alegria de contar a história da "Padeira de Aljubarrota" para os meninos e pais da  Escola da Ribafria. O professor Paulo organizou um serão na biblioteca que incluia a minha participação, como escritora e  a da Susanne, como ilustradora. Tivemos ainda o prazer de ouvir as crianças a lerem os seus trabalhos e disfrutar de umas belas dramatizações. Foi muito interessante, falar com os pais e as crianças, sobre o tema da “Diferença”. Toda esta temática nasceu, pelo facto da Padeira ter seis dedos. As crianças deram-nos belas lições de como se deve lidar com a "Diferença". Sabes, a sabedoria das crianças, deixa-me extasiada, e com vontade de cada vez mais estar com elas e ouvi-las. Ora conta lá os dedos da Padeira…

“Padeira de Aljubarrota”

Imagem
Vou abrir umas páginas para poderes ver o que livro te oferece.   Está delicioso, não está? Como as ilustrações são de pasta de açucar, só me resta desejar-te  umas doces leituras.