quinta-feira, 26 de abril de 2007

O livro destinado aos pequenotes «O Amor de Pedro e Inês» continua a encantar…

Vanda Marques (e a outra autora) continuam a viver acordadas… um sonho… que ultrapassou as suas expectativas mais optimistas.
O livro, que resultou de tantas meses de trabalho, está a mexer com a vida das autoras. Pedimos à Vanda Marques que, em jeito de «diário» nos contasse o que aconteceu depois do lançamento de 16 de Março último. Segue-se o seu registo: “…Agora aqui vai o que me aconteceu ao longo deste mês, em relação ao livro: 30.Março -Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, 3 secções de "Contado aos Pequenotes": Berçário (3 meses aos 2 anos); Girafinhas (2 anos aos 4 anos); Piratinhas (4 anos aos 6 anos). Fui eu e a Susana; Foi a nossa "primeira vez" e foi uma maravilha, foi mesmo muito gostoso, foi para isto mesmo que eu escrevi o livro. Fomos muito bem recebidas, tendo recebido ofertas feitas pelas crianças. Devia ter visto a atenção com que os bebés estavam, com os olhos muito grandes e muito abertos, adorei. E as perguntas dos outros, até perguntaram se naquele tempo havia o "spiderman", mas no fim tenho sempre o cuidado de enquadrar muito bem a estória, respondendo sempre a todas as questões colocadas pelas crianças, e pelas educadoras. Esta parte de levar a estória e depois explicar a história tem sido uma recompensa extra, pois é muito agradável explicar a cada um e conforme a sua idade, o que se passou neste nosso pequeno rectângulo. No entanto tem também sido bastante exigente, pois agora ainda tenho tido que estudar e investigar, mais profundamente a nossa história. 2.Abril - Kids Park, Caldas da Rainha, ATL - 5 aos 10 anos; 3 e 4.Abril - Centro Paroquial da Benedita - 2 aos 9 anos, divididos em 5 grupos; 5.Abril - De novo em Aljubarrota para os meninos dos 6 aos 9 anos; 14.Abril - Apresentação, Autógrafos, Leitura do Livro e Workshpo de ilustração para crianças dos 2 aos 10 anos, e respectivos acompanhantes; Na Livraria Martins Fontes, em colaboração com a Livraria 107, ambas das Caldas da Rainha. 17.Abril - Escola Primária da Bemposta, Alcobaça do 1º ao 4º ano. Estão ainda em marcação visitas às restantes escolas e pré-primárias de todo o concelho de Alcobaça, e ainda no concelho das Caldas da Rainha, assim como a vista a alguns infantários de Leiria e da Marinha Grande…” O livro destinado aos pequenotes «O Amor de Pedro e Inês» continua (sem dúvida) a encantar. E há mais ideias na forja… Novos livros e novos projectos. Oportunamente cá estaremos para as anunciar... boas novas!

in Jornal "O Alcoa",
Quinta-feira, 26 de Abril, Página 10, a secção, «ALCOBAÇA, Terra de Cultura nº. 74, coordenação de JERO

terça-feira, 24 de abril de 2007

O site www.ContadoAosPequenotes.com já está online

O nosso site, www.ContadoAosPequenotes.com, já está online. Passem por lá e vejam.
Qualquer sugestão é bemvinda, e deve ser enviada para mim, Vanda Marques. Obrigado.

domingo, 22 de abril de 2007

Aljubarrota : O Amor de Pedro e Inês - já em livro para os pequenotes

Artigo publicado a 22.Abril .2007 no blog ALJUBARROTA http://sol.sapo.pt/blogs/aljubarrota

O livro “O Amor de Pedro e Inês”, de leitura simples e aspecto agradável, foi elaborado por 3 jovens talentosas: Vanda Furtado Marques, Susana Silva e Inês Ferreira. Depois de uma sessão de autógrafos, a história foi contada, ao vivo, pela sua autora a uma imensidão de gente que se encontrava na sala. De facto, a nossa história deve começar a ser contada aos pequeninos. A ideia de lançar a história de Pedro e Inês num livro para os mais novos foi um pontapé de saída para começar a incutir o amor pela nossa Pátria aos mais pequeninos.
O dia 18 de Março, foi um dia especialmente alegre para os que visitaram o belíssimo Mosteiro de Alcobaça. Mais uma vez, o director desta bela maravilha de Portugal mostrou o grande amor que coloca em tudo o que diz respeito à nossa história, daí que, este dia tenha sido tão importante. O Dr. Rasquilho, começou com o mostrar dos túmulos (com o cuidado de colocar degraus que permitissem mostrar a parte de cima) e continuou com a contagem da história na sala do Capitulo. O Dr. Rasquilho até parecia uma criança grande, de tal forma estava empolgado no meio da pequenada. Nomes como o Doutor Jorge Sampaio (historiador), Rogério Raimundo (professor e vereador da CMA), Alcina Gonçalves (vereadora da cultura), Manuela Pombo (presidente da junta de freguesia de Alcobaça e o Dr. Paulo Inácio (presidente da assembleia municipal e advogado) marcaram a sua presença neste evento. Mais uma vez o director de um dos monumentos candidatos às sete maravilhas de Portugal, demonstrou que este mosteiro pode ser um espaço vivo e virado para a cultura.
Lúcia Duarte por aljubarrota

Comentário ao artigo no Blog ALJUBARROTA
#julieta Contente por ver que uma história tão lendária e uma das mais belas da nossa História foi adaptada para um livro infantil. Também me regozijo por saber que sessóes de leitura estão a acontecer pelo país, destacando esta num dos monumentos mais grandiosos. Mais uma razão para sentir orgulho em ser portuguesa!
Um abraço.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Muitas crianças na apresentação do livro sobre D. Inês e D. Pedro

A Livraria Martins Fontes encheu-se de crianças no dia 14 de Abril para ouvirem a história de amor de D. Inês de Castro e D. Pedro. A sessão teve início com a declamação de um poema sobre estes amantes pela poetisa Isabel Sá Lopes, seguido da leitura do livro infantil “O Amor de Pedro e Inês” pela autora Vanda Marques. Cerca de duas dezenas de crianças entraram num mundo de magia e sonho, onde o amor de um príncipe e de uma princesa não fez só parte de um conto mágico, mas de um tempo real que marcou a História de Portugal. O livro que tinha como objectivo “abrir uma porta para o prazer da descoberta do nosso património histórico/cultural”, como referiu Inês Ferreira, coordenadora pedagógica, numa nota dedicada aos pais, despertou a atenção das crianças que ficaram a saber que em Alcobaça se encontram os túmulos de D. Pedro e de D. Inês de Castro. A história é também marcada pelas ilustrações de cores fortes que encantaram os mais pequenos e que foram desenhadas pela caldense Susana Silva que recorreu para isso a tecidos, técnicas de colagem e pintura. Estes materiais voltaram a estar disponíveis, mas desta vez para os mais pequenos, que puderam a seguir a ouvirem a história, pintar e desenhar os protagonistas da história. Munidos de lãs, lápis, marcadores e tecidos de cores, as crianças deixaram a sua criatividade ir mais longe e criaram as suas princesas e príncipes, com a ajuda de Susana Silva. A pequena Sofia foi das últimas a terminar o seu trabalho e apresentou-nos com orgulho a sua Inês de Castro trajada a rigor num campo florido, explicando que “era muito bonita”. Este livro deverá ser ainda apresentado noutras escolas do país. As autoras pretendem ainda publicar mais dois livros, um sobre a Rainha Santa Isabel e outro sobre a Rainha D. Leonor.
Ana Elisa Sousa
in Gazeta das Caldas - Online
Sexta-feira, 20 Abril de 2007 · ANO LXXXI · Nº 4648
 

sábado, 14 de abril de 2007

“O Amor de Pedro e Inês” na Livraria Martins Fontes

Baseado no romance histórico de D. Inês de Castro e do rei D. Pedro, o livro “O Amor de Pedro e Inês” da autoria de Vanda Marques e ilustração de Susana Silva, pretende levar as crianças a conhecer um pouco da História de Portugal. O livro vai ser apresentado amanhã, dia 14 de Abril, pelas 11h00 na Livraria Martins Fontes, depois do seu lançamento ter acontecido a 16 de Março no Mosteiro de Alcobaça, onde se encontram os túmulos dos dois amantes. A apresentação é seguida por actividades de ilustração dedicadas às crianças, onde estas vão poder desenhar livremente sobre esta história de amor. “Com “O Amor de Pedro e Inês” pretendemos que as crianças sonhem, imaginem, aprendam valores e, em especial, acreditem no amor”, ao mesmo tempo que “abre uma porta para o prazer da descoberta do nosso património histórico/cultural e alicerce o amor e paixão por um país chamado Portugal”, assim refere Inês Ferreira, coordenadora pedagógica, numa nota dedicada aos pais.
in Gazeta das Caldas, Ana Elisa Sousa

Autora caldense ilustra história de Pedro e Inês para os mais novos

“O amor de Pedro e Inês contado aos pequenotes” assim se designa o livro infantil que foi ilustrado pela caldense Susana Silva. A autora, de 28 anos, é natural de Alvorninha e frequenta o curso de Design Industrial da ESAD. Apesar de ter estudado Comunicação na Escola Técnica Empresarial do Oeste, Susana Silva sempre se sentiu próximas das artes. Dedica-se à pintura e foi por causa dessa vertente artística que acabou por ser convidada pela sua amiga e professora Vanda Marques para ilustrar a primeira estória da História de Portugal, destinada a crianças. Desta parceria resultou livro “O amor de Pedro e Inês contado aos pequenotes”. A autora queria contar a história aos seus filhos e ainda não tinha encontrado um livro que achasse adequado. Por isso, decidiu ser ela a reescrever a história e pediu a Susana Silva que a ilustrasse. A coordenação pedagógica da obra está a cargo de Inês Ferreira. Esta aventura começou no início do Verão de 2006 e “senti que era uma grande responsabilidade pois tratava-se de um sonho da autora que gostaria também de contar com alguma inovação”. Começou desde logo a pesquisar e viu que o que existia no mercado “era tudo muito clássico e como se trata de uma história pesada, era preciso criatividade para a ilustrar”. Foi a primeira vez que Susana Silva trabalhou em ilustração e “a aceitação tem sido boa pois já vendemos mil livros”, disse. O lançamento da obra decorreu a 16 de Março no Mosteiro de Alcobaça numa sessão participada por cerca de 300 pessoas. A apresentação começou junto dos túmulos de Pedro e Inês e depois passou para a Sala do Capítulo. Para ilustrar a história, Susana Silva recorreu às técnicas de colagem, pintura, recorte e de tecidos. Misturou-as e construiu todas as personagens e cenários que posteriormente foram fotografados para o livro. Foram, pois, necessários quatro meses para este trabalho que ainda envolveu muita pesquisa. Susana Silva visitou exposições de trajes da época e tentou saber como era a verdadeira fisionomia de Inês de Castro. Os relatos eram muitos e por isso a ilustradora optou por uma Inês loura e por uma Constança, (esposa de D. Pedro) morena. Há outros pormenores como o facto do rei D. Afonso IV, pai de D. Pedro que manda matar Inês, ter o cabelo todo em pé ou dos seus amigos carrascos usarem capas roxas. A primeira edição da obra conta com três mil exemplares dos quais 500 em inglês e outros tantos em espanhol. A edição foi apoiada por empresas de Alcobaça. As autoras já estão a pensar num segundo livro, desta vez dedicado à Rainha Santa Isabel e outro sobre a Rainha D. Leonor. Em mente têm também o projecto de fazer uma linha de roupa para as crianças já para o próximo Verão, com pormenores das estórias relacionadas com a História de Portugal. Para a execução das roupas, a autora gostaria de fazer parcerias com Centros de Dia ou instituições como o Centro de Educação Especial. Seria uma forma de proporcionar a séniores e a pessoas portadores de deficiência “uma nova partilha e experiências” sendo que uma parte do lucro reverteria a seu favor. “O amor de Pedro e Inês contado aos pequenotes” pode ser adquirido nas lojas do IPPAR, nas livrarias caldenses 107 e Martins Fontes, e na Livraria Arquivo em Leiria.
in Gazeta das Caldas, Natacha Narciso

terça-feira, 10 de abril de 2007

Professora do ECB escreve livro para os pequeninos

Noticia no site do ECB - EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA

O Amor de Pedro e Inês” é o primeiro livro da colecção “Contado aos Pequenotes”, tirado da gaveta vários anos depois de ser escrito por Vanda Marques para preencher uma lacuna na literatura infantil.

 

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin