quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dia 2 de Abril: Dia Internacional do Livro Infantil

Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil, de Chakrabhand Posayakrit:


"Os Livros iluminam,
O Conhecimento encanta.
"

"A busca de conhecimento por meio da leitura tem de tornar-se uma prioridade e deveria ser incremental logo na infância.
Desde muito cedo se incute nas crianças tailandesas o desejo de conhecimento pela leitura, com base numa tradição e numa cultura sublimes.

Os pais são os primeiros professores das crianças e os monges tornam-se os principais mentores da sua orientação e educação, intelectual e mental, tanto  no que respeita aos assuntos do mundo como no tocante aos valores espirituais.

Encontrei inspiração para a minha ilustração em ancestrais tradições do meu país. Por um lado, a tradição de contar histórias às crianças, por outro, a de aprender pela leitura de inscrições em folhas de palmeiras e em tabuinhas que se destinam exclusivamente a ser lidas.

As narrativas escritas em folhas de palmeira provêm da tradição budista.
Contam a vida de Buda e recontam histórias das jatakas (fábulas e parábulas), com a nobre  intenção de cultivar as mentes jovens e de lhes instilar fé, imaginação e um sentido moral".

 

Foi com um enorme prazer que li e senti intensamente, as palavras sábias deste grande artista  tailandês. Realmente é nas nossas Raízes e ne nossa História que podemos procurar grandes exemplos de sabedoria e sentido moral.

Sinto assim que a colecção - Contado aos Pequenotes -  está dentro deste espírito de iluminação.

Foi  ainda, no âmbito do Dia Internacional do Livro Infantil que fui à Biblioteca Municipal  das Caldas da Rainha  partilhar com as crianças um pouco da minha experência como Escritora, Contadora de estórias, Professora de História  e Mãe.

Adorei  esta partilha e tenho que dizer que fui recebida muito carinhosamente por todos os que nela trabalham.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin