O nosso projecto Roupa Didática, no InSerralves, foi um dos Vencedores.

São actualmente várias as formas ou suportes que tenho de levar o "Projecto Contado-aos-Pequenotes" [cujos objectivos se podem ler AQUI], junto das crianças dos 2 aos 12 anos.
A saber:  1) O Contar das Estórias da História;  2) Os Fantoches e as Encenações Mágicas;  3) Os Workshops de Ilustração;  4) As Visitas Pedagócias a Escolas;  5) Os Livros;  6) As Pregadeiras Encantadas;  7) Os Serviços de louça SPAL;  8) A Presença na Internet (Blog e Site); e  9) As Visitas Guiadas aos Monumentos e locais Históricos.

Anuncio agora que vou estar presente com mais um suporte: (10) Roupa Didática.
Como já tinha notificado neste blog (faz agora um ano [ver post AQUI]), decidimos avançar com a ideia de fazer da roupa que as crianças usam no seu dia-a-dia, mais um suporte para lhes transmitir os valores contidos no "Projecto Contado-aos-Pequenotes".
Ao sabermos que a Fundação Serralves, tinha  lançado o concurso "Indústrias Criativas - InSerralves", resolvemos apresentar a nossa candidatura com o nome "Roupa Didática".
Posso agora a anunciar-vos que a FUNDAÇÃO SERRALVES, escolheu-nos como um dos 8 projectos vencedores, de entre 76 candidaturas.
Podem ver a noticia publicada no jornal "O Público" que abaixo reproduzo.

INDÚSTRIAS CRIATIVAS    INSERRALVESInSERRALVES

Incubadora de Indústrias Criativas INSerralves já seleccionou oito projectos
por Álvaro Vieira, in Jornal Público, 23.04.2008

Inovação, potencial comercial, respeito pelo ambiente e contribuição para o desenvolvimento do país e da região foram alguns dos critérios adoptados.
A Conservação e restauro, design de jóias, pedagogia, música, marketing cultural, arquitectura, multimédia... É bastante ecléctica a prole de projectos de empresas que a Fundação de Serralves decidiu acolher na incubadora de indústrias criativas INSerralves. Divulgada ontem, a lista dos projectos seleccionados inclui oito ideias de negócio que, para já, respondem pelos nomes de "20/21", "Catavento", "Joalharia Urbana", "Platz", "Poptones",
"Roupa Didáctica"
, "TV Energia - Tools to Change" e "WIP - Windows In Progress".
Vão poder instalar-se na incubadora criada no espaço físico da fundação e aí beneficiar de apoio logístico e orientação. Na INSerralves, os projectos contemplados vão dispor de formação, monitorização de resultados e, ainda, de ajuda no estabelecimento de parcerias e na elaboração de planos de negócio. A inovação, a criatividade, o potencial comercial, a qualidade dos promotores, o alinhamento com o espírito do INSerralves, o respeito pelo ambiente e pela paisagem e a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento do país e para a Região Norte foram os principais critérios de selecção.
O Roupa Didáctica há-de ter tido boa nota no campo da inovação e criatividade. Propõe-se desenvolver colecções de vestuário para criança com esta particularidade: cada peça de roupa é um suporte onde será contado um episódio da História de Portugal. "Para motivar o conhecimento através do entretenimento", sublinha-se.
O Catavento é outro projecto orientado para as crianças. Trata-se de um serviço pedagógico, assegurado por equipas que se deslocam a escolas, ATL e jardins-de-infância, para realizarem "workshops especializados para crianças dos 3 aos 10 anos".
WIP - Windows In Progress parece o nome de uma aplicação informática, mas não é. Aqui o negócio é oferecer "projectos de design" e "soluções tecnológicas" personalizadas para a renovação da imagem das lojas tradicionais do Porto. Poptones é o projecto que se propõe assegurar a composição de conteúdos sonoros para cinema e audiovisual em geral e criar um site para comercialização de músicas, chamado PickYour Soundtrack. TV Energia - Tools to Change assume a missão de criar uma WEB TV com conteúdos centrados no ambiente e no desenvolvimento sustentável. Platz pretende vir a ser uma empresa de consultadoria na área do marketing cultural, dirigida a agentes culturais e económicos. A Joalharia Urbana quer afirmar-se na produção de jóias, combinando novos materiais e técnicas com a reciclagem de elementos naturais e objectos antigos. 20/21 será uma empresa que tanto trata da conservação e restauro de arte moderna e contemporânea como da gestão de colecções.
A INSerralves propõe-se ainda seleccionar um nono projecto ao longo de 2008, em termos ainda a anunciar.

clip_image002

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância