A Psicanálise dos Contos de Fadas

Lê contos de fadas às tuas crianças e oferece-lhes a magia e encantamento, para que elas possam sonhar...

A LUTA PELO SIGNIFICADO
Os que não encontram significado nas suas vidas perdem o gosto de viver e entram em depressão: a vida, para eles, perdeu o sabor, não possui o mínimo dos significados. Há todo um processo para a compreensão do significado da vida e que se inicia na mais tenra infância e não subitamente. A compreensão deste significado conduz-nos à maturidade psicológica.
Os pais, na sua grande maioria, exigem que as suas crianças pensem como eles pensam esquecendo-se de que este é um processo gradativo que se inicia na infância. É o mesmo que se exigir da criança que comande o crescimento do seu corpinho, imediatamente.
Uma das tarefas primordiais entregues aos pais é a de ajudar os seus filhos a encontrarem significados na vida
Com o seu desenvolvimento centrado no melhor entendimento de si mesma, a criança capacita-se para uma melhor compreensão em relação às pessoas e ao seu meio ambiente. A criança necessita, urgentemente, do PENSAMENTO MÁGICO contido nos "Contos de Fadas" que falam "dos problemas interiores dos seres humanos e sobre as soluções correctas para seus predicamentos em qualquer sociedade", diz um psicanalista especializado em crianças problemáticas.
"Os "Contos de Fadas" são significativos para a criança que ainda não consegue compreender o sentido dos conceitos éticos abstractos. Eles trazem mensagens à mente consciente, ao pré-consciente e ao inconsciente, em qualquer nível que a mente esteja funcionando no momento. Lidando com problemas humanos universais, particularmente os que preocupam o pensamento da criança, estas estórias falam ao ego em germinação e encorajam o seu desenvolvimento, enquanto aliviam as pressões pré-conscientes e inconscientes. À medida que as estórias se desenrolam, dão validade e corpo às pressões do id, mostrando caminhos para satisfaze-las e que estão de acordo com as requisições do ego e do superego". Dr. Bruno Bettelheim.
E o Dr. Bettelheim prossegue: "A mensagem dos “Contos de Fadas” transmite o seguinte recado às crianças e de uma forma múltipla: que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável, é parte intrínseca da existência humana - mas que se a pessoa não se intimida mas se defronta de modo firme com as opressões inesperadas e muitas vezes injustas, ela dominará todos os obstáculos e, ao fim, emergirá vitoriosa".

A PERPLEXIDADE EXISTENCIAL
Aprendendo e sabendo o que acontece dentro do seu "eu inconsciente", quando vai enfrentar as "dores" do crescimento psicológico: decepções narcisistas, dilemas édipicos, rivalidades com os irmãos, dependências mantidas desde a tenra infância, a criança precisa se cercar dos sentimentos de auto-avaliação e de individualidade além de um sentido de obrigação moral. Como uma criança realizaria estas façanhas?
Através da sua fantasia, quando se perde nos seus devaneios a respeito do que disseram ao seu inconsciente os heróis da estórias de fadas. A criança irá adequar às pressões do seu inconsciente às suas fantasias conscientes o que irá capacita-la a lidar com todo este conteúdo.

A FORMA E A ESTRUTURA DOS CONTOS DE FADAS
reunião de fadasSão um factor importante por fornecerem à criança as bases onde estruturar os seus devaneios, de lhes fornecer também um melhor direccionamento à sua vida."Na criança e no adulto, o inconsciente é um determinante poderoso do comportamento".
Quando se consegue que a imaginação trabalhe o material fornecido pelo inconsciente, danos potenciais serão reduzidos e acontecem resultados muito positivos.
Passamos para os nossos filhos imagens muito distorcidas da realidade da vida, nós não lhes ensinamos que somos os únicos responsáveis pelos nossos fracassos ou insucessos. Nós lhes inculcamos a ideia de que todo o ser humano é bom e nenhum deles é agressivo, egoísta, sente raiva ou ansiedade e que estas são algumas das causas de muitos fracassos. A criança SABE muito bem que esta não é a verdade! Ouvindo os pais afirmarem a Bondade Universal e já conhecendo um pouco mais, a criança irá se sentir como se fosse, ela própria, um monstro fabricado pela natureza... ou que os seus pais mentem e que não pode confiar neles!
A criança tem que aprender que há um lado escuro em todo o ser humano. Freud criou a psicanálise, exactamente, "para capacitar o homem a aceitar a natureza problemática da vida sem ser derrotado por ela ou levado ao escapismo. Só lutando corajosamente contra o que parecem ser probabilidades sobrepujantes o homem pode ter sucesso e extrair um sentido da sua existência."
Os "Contos De Fadas" ajudam a criança a fazer a sua opção sobre quem ela quer ser e facilitam o desenvolvimento ulterior da sua personalidade que irá ser construída.

FONTE : http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=38

Comentários

Margarida disse…
Olá Vanda
Já aprendi com este texto, obrigada.
Também gosto muito de contos de fadas.
bjs
Guida

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância