terça-feira, 21 de abril de 2009

Vamos olhar para a nossa História de Portugal

As nossas crianças precisam de referências, de memórias, de exemplos de virtudes.

Podemos descobrir tudo isto na nossa História de Portugal( Reis, Rainhas, Santos, figuras lendárias e a coragem povo anónimo)…

Vamos  seguir o exemplo dos povos das culturas clássicas, que liam  às crianças os seus grandes poetas, as epopeias dos seus  heróis,  como forma de lhes dar uma formação intelectual, cívica e responsável.

 

Por isso vou continuando na minha  missão:

 

CIMG7664 CIMG7647

  1. Contar episódios da nossa História de Portugal com uma linguagem simples, encantada e carinhosa, de forma a levar as crianças a descobrir a riqueza da nossa cultura.
  2. Levar as crianças a Descobrir Valores que cada vez mais se vão desvanecendo na nossa sociedade.
    No "O Amor de Pedro e Inês" abordei a importância do amor incondicional;
    No "O Milagre de Isabel e Dinis" a partilha e a gratidão; e
    Nos restantes livros da colecção outros valores vão imergindo.
  3. Abordar a História do Ponto de Vista Feminino ao demonstrar que as Rainhas tiveram um papel fulcral na nossa História e que juntamente com um grande Rei existiu sempre uma grande Rainha.
  4. Permitir que as crianças vejam o Lado Humano dos Reis e Rainhas e que isso lhe possibilite descobrir que as decisões e os actos por eles realizados também lhes criaram indecisões, dúvidas, ódio e sacrifícios e transformações.
    No fundo através destas histórias as crianças poderão rever-se a si e aos outros.
  5. Levar as crianças, e respectivas famílias, a Visitarem os nossos Monumentos e Locais Históricos descobrindo-os e vendo-os sob uma nova perspectiva, já influenciada pelos pontos anteriores.
    Isto é, sabendo que todas as pedras que os constituem, foram testemunhas das histórias e vidas reais de seres humanos, que através das suas acções os levaram a ser importantes para aquilo que somos hoje como povo e como pessoas.
     
  6. Oferecer às crianças Encantamento e Magia, pois é muito mais fácil cativar as crianças para o Mundo da História através da linguagem dos contos de fadas.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin