domingo, 19 de julho de 2009

Estas iniciativas devem ser promovidas

Tive o prazer de conhecer algumas destas educadoras do agrupamento de Porto de Mós e o seu grande entusiasmo pelas Histórias da História era notável. Estas Escolas fizeram um trabalho excelente na promoção da nossa História de Portugal. Aqui fica a reportagem:

“Cerca de 200 crianças dos jardins de infância da Calvaria de Cima, Cruz da Légua, Cumeira de Cima, Fonte do Oleiro, Pedreiras, São Jorge e Tremoceira, participaram na festa de encerramento do projecto “As histórias da História”, que decorreu pela primeira vez este ano lectivo.
Princesas, dragões, bruxas, guerreiros e padeiras “valentonas” passaram pelo Castelo numa divertida peça de teatro idealizada e levada à cena pelas educadoras desses estabelecimentos de ensino pré-escolar.
Esta foi a forma, original, escolhida para encerrar um projecto que levou os miúdos a visitarem alguns dos principais monumentos da região e a conhecerem um pouco das histórias e lendas a eles associadas e que culminou com a realização de um pequeno roteiro turístico.
Tal como nos explicaram as educadoras de infância, Anabela Guerra e Esperança Macedo, “As histórias da História” é um dos vários projectos levados a cabo, este ano lectivo, por alguns dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e que visou “proporcionar às crianças o conhecimento da sua própria cultura e da tradição oral; dinamizar as lendas e as histórias como um veículo de acesso a novos saberes; explorar de forma lúdica e sempre que possível no local, algumas das lendas relacionadas com o passado histórico da região; estimular a imaginação e a criatividade das crianças, fomentar o intercâmbio entre os diversos jardins de infância e envolver a comunidade educativa na vida da escola”.
De acordo com as educadoras, o balanço é bastante positivo. “Temos uma dinâmica de grupo espectacular. Além de já nos conhecermos, em termos profissionais, há muitos anos, une-nos uma grande amizade, o que nos leva a fazer estes trabalhos que implicam um grande investimento pessoal e muitas horas de trabalho fora do período lectivo normal”, explicaram.
Anabela Guerra e Esperança Macedo acreditam que esse empenho que colocam nas coisas e o prazer e a alegria com que o fazem, acaba por contagiar as próprias crianças. “Aprendem a brincar e isso é bom.” (…)

Escrito por Isidro Bento

2 comentários:

Graça Duarte disse...

Olá Vanda!
Obrigada por publicar este artigo aqui no seu blogue. Este foi mais um ano lectivo em que no final pudemos sentir a satisfação de termos realizado bem e com muito prazer o projecto a que nos tínhamos proposto.
Muitas das actividades concretizadas por nós (o grupo dos 7 JI de "As histórias da História") estão devidamente reportadas no blogue "Estórias com História" no endereço: http://estoriascomhistoria.blogs.sapo.pt
Esta actividade de final de ano lectivo no castelo também lá está, com um vídeo amador para mais tarde recordarmos :))
Voltaremos com certeza a ver-nos um dia destes !
Continuação de muitas histórias de sucesso, nomeadamente com o novo livro "Dom Fuas Roupinho", nosso velho conhecido ;))
Um abraço amigo de
Graça Duarte
e dos Pequenos Jornalistas

Leonor Lourenço disse...

Vanda

Obrigada pelos momentos bonitos e agradáveis de ontem. Espreita o meu blog. Falo do lançamento do teu livrinho. Beijo
Leonor

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin