Contos de Fadas III

Eu valorizo muito os contos de fadas, devido à sua riqueza metafórica, simbólica e essencialmente a sua força espiritual e moral.

Os contos de Fadas:

  • Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
  • Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína buscam a realização pessoal);
  • Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína;

A palavra portuguesa "Fada" vem do latim Fatum (destino, fatalidade, fado etc). O termo reflete-se nos idiomas das principais nações européias: fée em francês, fairy em, fata em italiano, Fee em alemão e hada em espanhol.
Por analogia, os "contos de fadas" são denominados conte de fées na França, fairy tale na Inglaterra, cuento de hadas na Espanha e racconto di fata na Itália. Na Alemanha, até o século XVIII era utilizada a expressão Feenmärchen, sendo substituída por Märchen ("narrativa popular", "história fantasiosa") depois do trabalho dos Irmãos Grimm.
No Brasil e em Portugal, os contos de fadas, na forma como são hoje conhecidos, surgiram em fins do século XIX sob o nome de contos da carochinha. Esta denominação foi substituída por "contos de fadas" no século XX.

Algumas histórias tratam de temas que fazem parte da tradição de muitos povos e apresentam soluções para problemas universais, pois funcionam como válvula de escape e permitem que a criança vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico, saindo mais feliz dessa experiência.
A obra de Bettelheim (2001) foi “a pedra fundamental” da produção psicanalítica sobre os Contos de Fadas, ensinando-nos os mecanismos de sua eficácia na vida das crianças – eficácia observada a partir do diálogo da criança com aquelas histórias que lhe agradam.
De acordo com Corso (2006), retomando aspecto já destacado por Betttelheim, essas histórias oferecem soluções para possíveis conflitos e transmitem a mensagem de que a luta contra as dificuldades e os medos é inevitável, mas a vitória é possível.

Segundo Bettelheim (2001), os Contos de Fadas abordam – tendo como base o elemento fantástico - problemas interiores dos seres humanos e apresentam soluções válidas para qualquer sociedade, contribuindo para formar a personalidade e atuando significativamente no desenvolvimento emocional infantil. A criança aumenta seu repertório de conhecimentos sobre o mundo e transfere para os personagens seus principais dramas.

Para Corso (2006), o simbólico apresentado nas histórias infantis possui importância fundamental, pois expressa anseios humanos tais como: encontro e desencontro, angústia, medo, tristeza, alegria, amor e dor. O sentido da vida começa a ser traçado quando ainda a única linguagem entendida pela criança, é a do afecto. Deste modo, crianças sensibilizadas desde cedo para o universo da linguagem e para a utilização da capacidade simbólica tornam-se pessoas com um sentido de vida verdadeiro, capazes de lançar para o mundo um olhar de doação, generosidade e transformação.

Comentários

Olá VANDA, recebi ontem o livro que você me enviou: "O AMOR DE PEDRO E INÊS" o livro é simplesmente maravilhoso! AMEI!
Apesar de você ter dito que é um conto tradicional aí, nós de cá não o conhecemos. É apaixonante...
E fato de os personagens terem vivido ainda que num tempo distante do nosso, reforça a veracidade da história...
A ilustração é MAGNÍFICA!!! Os cenários, feitos a partir de papéis "rasgados" inclusive as cortinas, dão um toque mais que especial na obra.
Achei extremamente criativo o uso de uma coroa ou grinalda de junco enfeitada com flores... Simboliza de maneira sutil e carinhosa a verdadeira
coroa que Pedro gostaria de ter tido a oportunidade de colocar em sua amada.
Ainda teve todo aquele empenho em fazer para ela um sepultura tão bela como jamais havia sido vista até então...
Também o fato de ele não ter se rebelado e se tornado um mal rei, é muito comovente.: FOI UM GRANDE E JUSTICEIRO REI... MUITO AMADO POR SEU POVO.
A "morte" para PEDRO, não era algo de que se devia temer... Ao contrário disso, ele a ansiava, esperava por ela dia após dia. Vivia sim. Se mostrava alegre mesmo tendo o coração contrito e esperançoso pelo reencontro com sua amada ALÉM DA VIDA...

Bom, minha querida, estou tentando te enviar um pequeno filma com a gravação de MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA - Ana Maria Machado

Caso não chegue até você, juntarei com outras pequenas filmagens e lhe envio via CORREIOS.
Receba o meu AGRADECIMENTO, um abraço apertado, beijo carinhoso e os mais sinceros votos de muitas felicidades.

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância