Era uma vez… no Luxemburgo- Parte II

 

image 

 

A minha participação iniciou-se com uma deslocação a Steinfort, onde me esperava uma classe de crianças portuguesas.

Este grupo  aprende voluntariamente português ao Sábado, para não esquecer a Língua de Origem.

Eram jovens extremamente atentos e disciplinados, que só foram ganhando  espontaneidade, à  medida que as histórias foram sendo contadas.

A nossa História de Portugal, era praticamente desconhecida para eles, ainda lhes lancei algumas questões  básicas, mas apercebi-me  que era um mundo, que eles nunca tinham explorado.

Falei-lhes de reis e rainhas, das nossas lendas, de como é importante explorar as raízes do nosso passado.

Ficaram entusiasmados e acho que os despertei para uma nova realidade, alguns deles disseram- me  que iam contar aos pais o que tinham aprendido e  que quando fossem a Portugal nas férias, iam estar mais atentos  aos monumentos e à riqueza da  nossa História.

Fiquei satisfeita e as crianças saíram da sala com um brilho no olhar e com um ar mais sonhador…

 

 

image image

Comentários

Áurea disse…
Muito bom para ti,
Como realização
Muito bom para as crianças
Ouvir falar de tradição

Tradição de Reis e Rainhas
Aumentando conhecimentos
E mais importante ainda!!
Conhecerem teus talentos

Parabéns
Vanda
Áurea

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância