As histórias podem curar…

 

Através do uso das metáforas e da linguagem simbólica, usado nas histórias infantis, as crianças podem ultrapassar alguns dos seus medos, doenças e  angustias.

image 

“Escreva uma história que cura

Qualquer um pode escrever uma história que cura. Veja como fazer.

1. Qual é o problema? O seu filho está com medo de ler em voz alta na frente da classe? Ele está assustado porque as outras crianças podem não gostar dele? Ele se sente inferior porque não consegue fazer a lição de matemática?

2. Do que o seu filho gosta? Quais os heróis com que ele mais se identifica? Quais são os bichos de pelúcia que ele mais gosta? Quais os programas de televisão? O que ele gosta de realizar? Quais são os seus desportos ou actividades favoritas? Quais são os seus traços característicos peculiares?

3. Escolha um personagem e um contexto para a história. Escolha um mundo no qual a criança será capaz de se divertir. Príncipes, planetas, animais ou insectos podem ser boas opções. Decida que animal ou bicho de pelúcia será o personagem principal e que representará seu filho.

4. Elabore um começo para a história na qual o personagem principal tem muitas aventuras divertidas, mas também tem problemas similares aos sintomas da criança. O personagem não deve ser doente, apenas ter o problema.

5. Depois imagine um final no qual o personagem principal chegou onde ele queria: ser mais forte, mais inteligente, livre dos sintomas, capaz de comer o que quer, etc.

6. Invente o percurso que o personagem principal fará para chegar até lá. É sempre conveniente ter na mão um outro herói do mundo do seu filho para dar bons conselhos ao personagem. Por exemplo, uma mulher sábia, um mágico ou uma velha coruja conta para o personagem que ele tem ajudantes de todos os tipos na sua barriga e que isso o mantém sempre com boa saúde. Um deles, não teve más intenções, mas causou acidentalmente os sintomas. Estes ajudantes ou aliados vão ajudá-lo  a  livrar –se dos sintomas, e por isso o seu estômago vai ficar forte e completamente curado. ‘’

 

Histórias que curam para crianças”, Paul Liekens e Ann Delnoy (Ankh-Hermes, ISBN 90 202 6040 5), um livro – disponível somente na língua holandesa – com ‘metáforas para crianças com reacções alérgicas, supersensíveis ou medrosas’.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância