Boas notícias…

GAZETA DAS CALDAS
Comprar o novo livro infantil de Vanda ...  «  Gazeta das Caldas  «  Rede Expresso  «  Blogues  « Página Inicial |

 

 

 


Comprar o novo livro infantil de Vanda Marques significa oferecer outro a crianças de África

Há nove anos, Vanda Marques escreveu um conto infantil para explicar à filha, de quatro anos, que por altura do Natal tinha uma extensa lista de pedidos para prendas, que não podemos ter tudo quanto queremos. O conto, onde um rei fez tudo quanto podia para ter uma das mais brilhantes estrelas só para ele, ficou guardado nas estantes, por entre os muitos livros de histórias da menina.

Gazeta das Caldas / Joana Fialho

15:28 Sexta feira, 19 de Novembro de 2010

Gazeta das Caldas - Comprar o novo livro infantil de Vanda Marques significa oferecer outro a crianças de África

Agora, tornou-se num livro - O Rei e a Estrela - e aquela que em tempos foi a história de uma menina promete tornar-se na história de muitos meninos e meninas, incluindo de alguns que não têm um único livro que os faça sonhar. É que o mais recente trabalho de Vanda Furtado Marques é o primeiro de uma colecção que a editora 7 Dias 6 Noites quer fazer chegar às crianças de Moçambique e Cabo Verde.
Foi perante uma plateia cheia de miúdos e graúdos que, no passado dia 6 de Novembro Vanda Marques, professora de História na Benedita, apresentou a sua primeira história infantil original. Mais um título a juntar aos já publicados que se debruçam sobre personagens marcantes da História de Portugal e lendas da região: Pedro e Inês, Rainha Santa Isabel e D. Dinis, D. Nuno Álvares Pereira, Padeira de Aljubarrota, D. Fuas Roupinho. ou a lenda da Fonte da Senhora, que está na origem da fundação da vila onde reside a autora.
Desta feita, é a beneditense Maria Lurdes Silva que ilustra a história do Rei do Mundo que, depois de ter levado avante o seu plano de ficar com a estrela, percebe que há coisas que existem para serem partilhadas. E foi a Rogério Raimundo, vereador do PCP na Câmara de Alcobaça, professor reformado e antigo presidente da Comissão de protecção de Crianças e Jovens do concelho, que coube a apresentação do livro.
Se "O Rei e a Estrela" é um "livro que promove os valores", garante a própria autora, Rogério Raimundo salientou que "é bom que cada um de nós se interrogue sobre quais são os nossos valores e o que devemos valorizar". Salientando o colorido do novo livro, e dirigindo-se tanto às crianças como aos pais que se juntaram naquela tarde no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, o vereador sublinhou a importância de "colorir a vida" a cada dia que passa. "Nos dias que vivemos e nas viagens que fazemos temos que reparar nas cores da Natureza, nas cores da Vida", apelou.
Para Rogério Raimundo, as cores de "O Rei e a Estrela" são ainda mais alegres dado que ao comprar um livro, se recebe dois. O segundo exemplar vai para Moçambique e Cabo Verde, para colorir a vida e os dias de meninos e meninas que não querem tudo, apesar de terem muito pouco.
Uma iniciativa da editora 7 Dias 6 Noites, que junta a Vanda Marques nomes tão conhecidos como João Tordo, Hélder Reis, Francisco Fernandes ou Tânia Ribas de Oliveira. A campanha "O Meu Primeiro Livro" vai decorrer durante um ano e pretende levar a magia dos contos infantis a crianças de escolas moçambicanas e cabo-verdianas, "que na maior parte dos casos não possuem um único livro", sublinhou Manuel Reis, da editora.
Cada leitor que participar nesta campanha tem a oportunidade de escrever uma dedicatória às crianças que depois vão receber os livros. "A única condição que pus foi eu próprio acompanhar a distribuição, para ter a certeza que os livros chegam mesmo lá", garantiu.
A integração de "O Rei e a Estrela" na campanha "O Meu Primeiro Livro" é um motivo de orgulho para Vanda Marques. "Para mim é uma coisa muito especial e sinceramente não pensei muito no facto de me associar a autores tão conhecidos. O que eu valorizei mesmo foi o facto de a minha história chegar àqueles meninos e meninas", referiu à Gazeta das Caldas.
"O Rei e Estrela" já está disponível nas livrarias e lojas da especialidade. Em 2011 Vanda Marques regressa às personagens marcantes da nossa História, com o lançamento do livro "A Herança de Filipa e João

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância