Contar histórias no Mosteiro da Batalha

 

  Contar histórias nos nossos monumentos torna tudo tão fascinante e mágico…a atmosfera é soberba e o imaginário dos reis e Rainhas abre-se diante os olhos das crianças

  Tenho tido a possibilidade de ir contar a história  A herança de D. Filipa e D. João I no Mosteiro da Batalha.  Seguindo o desenrolar da história, as crianças têm o privilégio de ver a estrela que “brilha” e protege o túmulo conjugal D. João I e D. Filipa, estrela que sempre teve presente na vida de D. João I.

Esta estrela tem oitos pontas, D. João e D. Filipa tiveram oito filhos, coincidência ou não… torna-se um pormenor apaixonante para as crianças

Mosteiro-da-Batalha

Depois, podemos sentir aquela luz mágica que passa pelos vidrinhos ( vitrais) coloridos e que até cria desenhos e formas divertidas  no chão da capela. Esta aura de misticismo , também sempre acompanhou a vida das duas personagens da história.

capela-do-fundador_19460

Ah!.. mas aquele ternura de ver D. João e D. Filipa de mãos dadas, num gesto de carinho tão sublime, deixa as crianças de olhos a brilhar.

Ta,l como eu digo na história” E se foi de mãos dadas que Filipa e João iniciaram a tarefa real, também será assim que eles ficarão para todo o sempre num magnifico túmulo conjugal Mosteiro da Batalha”.

thumb.php

São momentos mágicos, onde a nossa História e o nosso património se tornam tão apetecíveis aos mais pequenos.

Capa_Filipa_Joao                                BILD5450

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância