Reis, Rainhas, príncipes e princesas

 

Um niquinho de História para os mais pequeninos…

clip_image001

   Quando as crianças ouvem uma história do género “era uma vez, um reino longínquo, uma princesa que...”, podem acreditar que tem grande hipótese de ser real ou, pelo menos, bem perto da realidade. Isso porque, há muitos e muitos anos atrás, mais precisamente durante a Idade Média , existiam castelos em todos os países da Europa, cada um deles com seu rei, rainha, príncipes, princesas e cavaleiros, formando um sistema social chamado de sistema feudal.

  O Rei era a figura principal de cada feudo. Era dele, que partiam as ordens, a justiça e também a distribuição do dinheiro, normalmente viviam em castelos e palácios. As Rainhas, eram as mulheres dos Reis, e tinham como principal missão gerar um herdeiros que garantisse a descendência real.

  Os príncipes e princesas eram os filhos dos reis e rainhas, e já nasciam com a missão de assumir o trono no caso morte do rei, mesmo que isso acontecesse quando eram ainda crianças.

  Os cavaleiros também eram personagens que realmente existiam nesta época. Eram os filhos dos nobres que eram treinados desde cedo para esta função. Ainda jovens aprendiam a usar as armas e a montar. Depois de muito treinar, quando demonstravam coragem e nobreza eram nomeados cavaleiros pelo rei. Sua função era proteger o rei e defender o castelo do ataque de inimigos. Participavam de guerras usando espadas escudos e lanças compridas.

Ao redor do castelo eram construídas grandes e grossas muralhas, para dificultar o máximo possível qualquer tipo de invasão. Os cavaleiros ficavam constantemente em vigília, em pontos estratégicos ao longo das muralhas para observar se havia algum perigo à vista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância