Pais e Filhos à descoberta do Mosteiro de Alcobaça

 

CIMG2766       CIMG2767

Hoje, pais e filhos  do Centro Escolar da Benedita percorremos a história de Pedro e Inês no Mosteiro de Alcobaça. Iniciámos a nossa visita com a história da fundação do Mosteiro, associando todo este complexo ao nosso D. Afonso Henriques, à batalha de Santarém e a  S. Bernardo de Claraval.

 

CIMG2771                      CIMG2772

 

Mas nossa atenção focou-se nos túmulos mais belos do mundo inteiro, que estão ternamente depositados nos braços do Mosteiro. Dando a ideia que o Mosteiro embala nos seus braços os dois amados para todo o sempre.  Caminhámos pela nave lateral, até ao túmulo de D. Pedro. Aqui chamei a atenção  para os pormenores que  que cativam as crianças : D. Pedro com as suas barbas longas e vestes reais,a espada nas mãos do Rei, um cão aos seus pés, simbolizando o fiel amigo, os anjos que ternamente o elevam para o céu e a mensagem de amor dedicada à sua Inês: Até ao fim do Mundo.

No túmulo de Inês, pudemos apreciar a delicadeza da estátua jacente,onde já se vê Inês coroada Rainha ( D. Pedro cumpriu a sua promessa), o baldaquino, a luva e o colar que estão nas mãos de Inês, que nos permitem perceber que estamos diante de uma verdadeira rainha, os anjinhos, o cão pequenino aos seus pés… e depois a história lendária que são os assassinos de Inês que estão sob o seu túmulo.  Podemos ainda sentir o amor que se sente no ar …. pois o amor de Pedro e Inês era tão forte e puro que se eternizou nas paredes do Mosteiro.

De seguida fomos visitar o Mosteiro e as suas dependências… para as crianças  compreenderem como era o dia-a-dia dos monges cistercienses.

Foi uma manhã cheiinha de História e de Amor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância