O meu primeiro livro, "O Amor de Pedro e Inês" foi noticia no Expresso Online

Abaixo reproduzo a noticia publicada no Jornal Expresso Online, pela Joana Fialho, da Gazeta das Caldas.

clip_image002

 

Logotipo

 

Gulbenkian recomenda
"O amor de Pedro e Inês - Contado aos pequenotes"

Outros livros infantis estão já pensados pela autora, Vanda Furtado Marques, para dar continuidade à colecção que pretende levar às crianças algumas das mais bonitas passagens da História de Portugal.

Joana Fialho/Gazeta das Caldas
17:14 | Sexta-feira, 11 de Jan de 2008


A obra infantil recupera a história de D. Pedro e D. Inês de CastroÉ com orgulho que a alcobacense Vanda Furtado Marques anuncia no seu Blog VandaFurtadoMarques.blogspot.com que "O Amor de Pedro e Inês - Contado aos pequenotes" foi recomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através da sua Casa da Leitura, no passado mês de Dezembro.

A obra infantil recupera a história de D. Pedro e D. Inês de Castro

A Casa da Leitura da Gulbenkian é um site que contém a síntese e crítica de mais de 900 livros infantis e juvenis, em níveis diferenciados segundo faixas etárias e temas. Com informações precisas sobre as obras literárias, pretende ser uma importante fonte de informação para pais, educadores, professores, bibliotecários e outros mediadores de leitura, ao mesmo tempo que responde a dúvidas comuns, sugerindo práticas de boas leituras. Agora, tanto o livro "O Amor de Pedro e Inês - Contado aos pequenotes" como o seu sítio oficial na Internet vão poder ostentar um dístico que comprova a recomendação desta prestigiada instituição.

Lançado em Março de 2007 no Mosteiro de Alcobaça, em português, inglês e castelhando, a obra infantil recupera a história de D.Pedro e D.Inês de Castro "de forma muito simples e acessível" como se pode ler na crítica da Gulbenkian. "Sem excessivas preocupações didácticas, o texto recupera os momentos chave daquele episódio cujo simbolismo e significado tem atraído diferentes gerações e proporcionado diferentes revisitações", pode ler-se no texto daquela instituição que salienta "o recurso a ingredientes e fórmulas dos textos tradicionais, em particular dos contos de fadas escolhidos pela autora".

Quanto às ilustrações, para as quais a caldense Susana Silva usou colagens, recortes, pinturas e tecidos, a crítica da Gulbenkian destaca "o grafismo original, assumidamente ingénuo".

Consagrado que está o sucesso da primeira obra da professora de História, que tem percorrido algumas das escolas da região lendo o seu texto a dezenas de miúdosAinda este mês, a cidade de Coimbra deverá acolher o lançamento do livro dedicado à Rainha Santa Isabel. Na mira da autora e da ilustradora está ainda a história da Rainha D. Leonor. Por enquanto "O Amor de Pedro e Inês - Contado aos pequenotes" pode ser adquirido na loja do Mosteiro de Alcobaça e nas restantes lojas do IGESPAR, nas Caldas da Rainha nas livrarias Martins Fontes e 107, bem como no sítio oficial da colecção em www.contadoaospequenotes.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância