"O Milagre de Isabel e Dinis" no Oeste Online e na Gazeta das Caldas

Na sequência da entrevista por nós concedida, o jornal "Gazeta das Caldas" e o site "Oeste Online" publicaram o seguinte artigo, assinado por Joana Fialho:

Mais um episódio da História de Portugal transformado em estória de encantar.
Assinada por autoras da região, a História da Rainha Santa Isabel tornada estória de encantar.
“Há muitos, muitos anos veio para o Reino de Portugal uma menina chamada Isabel”. É assim que começa “O Milagre de Isabel e Dinis – Contado aos pequenotes”, o segundo livro infantil da alcobacense Vanda Furtado Marques, com ilustrações da caldense Susana Silva Silva.
Depois de D. Pedro e D. Inês de Castro (um livro lançado em 2007), D. Dinis e a Rainha Santa Isabel são os protagonistas da segunda estória da colecção “Contado aos pequenotes”, que “pretende levar as crianças a entrar, muito suavemente... no maravilhoso mundo da História de Portugal”. Professora de História, Vanda
[Furatado] Marques aventurou-se na escrita infantil de olhos postos em figuras históricas do nosso país que tenham algo de bom para ensinar aos mais novos. Daí a escolha da Rainha Santa Isabel “para poder transmitir alguns valores de uma forma mágica, para que o pó das estrelas salpique o coração das crianças com o dom da bondade e da partilha”, explica a autora.

Para escrever estas histórias infantis, Vanda [Furatado] Marques precisa de se apaixonar pelas personagens, e esta vez não foi excepção vendo em D. Isabel uma rainha “fascinante, com muita dignidade”, que merece ser destacada. “A história dos reis é já largamente conhecida, por isso achámos que estava na hora de ver que peso tiveram as rainhas, de contar estas histórias com uma forte tónica no feminino”, esclarece.
Quem partilha da sua opinião é o presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel,
[o Professor] Aníbal Pinto de Castro, que assina o prefácio do livro. Apontando que D. Isabel “viveu com particular intensidade as dores dos pobres e desamparados do seu reino”, considera-a um “modelo inexcedível de virtudes”. Relembrar a Rainha Santa Isabel ganha uma maior importância “quando, como nos dias de hoje, o mundo vive dramas tão dolorosos de pobreza, doença e solidão”, sendo que “a sua nobre e doce figura e o seu conceito de vida ganham uma actualidade que, só por si, a impõe às crianças e aos adultos que esta evocação por força tem de realçar”.

Uma história pensada para ajudar as crianças a crescerem.
Num texto ligeiramente mais elaborado que o do livro precedente, “O Milagre de Isabel e Dinis – Contado aos pequenotes” continua, no entanto, a espelhar um cuidado com a vertente pedagógica. “Embora se trate da História de Portugal, há sempre nestas histórias uma forte componente mágica, de encantamento. E isto é importante porque se mostra às crianças o bom e o mau, num equilíbrio que as ajuda a crescer numa sociedade que também é boa e má”, esclarece a autora.
Quem acompanha Vanda
[Furatado] Marques na aventura da escrita para os mais novos é Susana [Silva] Silva, a caldense responsável pelas ilustrações.
Colagens, pastéis de óleo, feltro e materiais reciclados são algumas das técnicas e matérias usadas para uma ilustração que pretende estimular a criatividade nas crianças. “Esta é uma ilustração feita para os mais novos e com um resultado muito simples, para que percebam que é algo que eles também podem fazer, para que sejam criativos, o que é muito importante para o seu crescimento”, garante. Por isso mesmo, espera que da próxima vez o resultado seja ainda mais realista, “que os recortes sejam mais profundos e as crianças queiram descobrir o que está por detrás de cada trabalho”.
Com a chancela da Bertrand, através da Quetzal Editores, “O Milagre de Isabel e Dinis – Contado aos pequenotes” foi já recomendado pela Casa da Leitura da Gulbenkian, que considera que “num registo muito simples, sem didactismo ou moralismo excessivos, e, simultaneamente, muito eficaz, é dado relevo a vários aspectos que marcaram de forma significativa o reinado de D. Dinis (como a sua actividade literária, a política cultural e agrícola e os conflitos com o filho), não se limitando à narração do milagre”.
À venda desde a passada segunda-feira, o livro, tem lançamento marcado para este domingo, 2 de Março, na Igreja Rainha Santa Isabel, antigo Convento de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra. A partir das 16h00, há actividades para os mais pequenos, com muita animação, sendo ainda possível ver algumas das ilustrações de Susana
[Silva] Silva em exposição, uma festa que as autoras garantem estar aberta a todos.
Ainda este ano, a colecção “Contado aos pequenotes” vai contar com mais um livro, que deverá ser lançado em Setembro. As histórias de D. João I e Isabel de Lencastre e D. João II e D. Leonor são as histórias que se seguem.

Nota: Nesta reprodução, os textos entre parêntesis rectos [...], são da minha autoria e responsabilidade, Vanda Furtado Marques.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância