A Essência de todo o Projecto "Contado aos Pequenotes"

Todo o Projecto "Contado aos Pequenotes" nasceu de uma profunda convicção, que se tornou na Essência que norteia todas as minhas iniciativas relativas a este projecto.
Essa Essência é constituída por Seis Pontos Basilares que gostava de partilhar contigo:
  1. Contar episódios da nossa História de Portugal com uma linguagem simples, encantada e carinhosa, de forma a levar as crianças a descobrir a riqueza da nossa cultura.
  2. Levar as crianças a Descobrir Valores que cada vez mais se vão desvanecendo na nossa sociedade.
    No "O Amor de Pedro e Inês" abordei a importância do amor incondicional;
    No "O Milagre de Isabel e Dinis" a partilha e a gratidão; e
    Nos restantes livros da colecção outros valores vão imergindo.
  3. Abordar a História do Ponto de Vista Feminino ao demonstrar que as Rainhas tiveram um papel fulcral na nossa História e que juntamente com um grande Rei existiu sempre uma grande Rainha.
  4. Permitir que as crianças vejam o Lado Humano dos Reis e Rainhas e que isso lhe possibilite descobrir que as decisões e os actos por eles realizados também lhes criaram indecisões, dúvidas, ódio e sacrifícios e transformações.
    No fundo através destas histórias as crianças poderão rever-se a si e aos outros.
  5. Levar as crianças, e respectivas famílias, a Visitarem os nossos Monumentos e Locais Históricos descobrindo-os e vendo-os sob uma nova perspectiva, já influenciada pelos pontos anteriores.
    Isto é, sabendo que todas as pedras que os constituem, foram testemunhas das histórias e vidas reais de seres humanos, que através das suas acções os levaram a ser importantes para aquilo que somos hoje como povo e como pessoas.

    e, "Last but not the least"
  6. Oferecer às crianças Encantamento e Magia, pois é muito mais fácil cativar as crianças para o Mundo da História através da linguagem dos contos de fadas.
O Projecto "Contado aos Pequenotes" é composto por vários componentes, uns já em realização e outros ainda em fase de idealização e implemantação:
  • A Colecção de Livros intitulada "Contado aos Pequenotes", onde de publica Estórias da História de Portugal, dirigidas as crianças dos 2 aos 12 anos;
  • A Leitura destes Livros e o Contar das respectivas histórias directamente às crianças em workshops e atliers que as envolvam e incentivem a querer saber mais sobre cada uma das personagens da estória;
  • Incentivar as crianças a "levarem" os pais a "leva-las" a ir visitar os monumentos e locais de cada livro;
  • A divulgação dos Monumentos Portugueses, com a implementação de visitas criadas especificamente para as crianças e em estreita ligação a cada um dos livros, mantento todo encantamento e magia da respectiva estória;
  • Produtos complementares e de divulgação, tais como Vestuário (Projecto "Roupa Didática" com o apoio da Fundação Serralves), Serviços de Louça (SPAL) e outros.

Comentários

Áurea disse…
Hoje que perdi a minha mãe,nunca mais vou esquecer essa foto onde se vê o "andarilho" dela e onde esteve tão feliz connosco nesse dia (como em tantos outros) felizmente.Beijo Vanda.
Áurea disse…
Continuo a olhar para essa foto com muito carinho.
Para mim (um ano depois)esse dia foi muito importante.Temos de lá voltar,se possivel com a colega a tocar piano. Foi lindo!...Grande "Terra Mágica das Lendas."
bjo

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância