quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Gulbenkian/Casa da Leitura. Nova recomendação, desta vez para o meu mais recente livro: "O Milagre de Isabel e Dinis - Contado aos pequenotes"

A Gulbenkian/Casa da Leitura volta a aconselhar um livro meu, com ilustração da Susana Silva.
Desta vez é o nosso mais recente livro: "O Milagre de Isabel e Dinis - Contado aos pequenotes" e simultaneamente volta a autorizar a utilização do seu dístico.
É sempre muito reconfortante e maravilhoso ver o nosso trabalho apreciado.

Para além disso, o critico João Paulo Cotrim, da Gulbenkian, escreveu ainda a siguinte critica:

  • Das mesmas autoras de "O Amor de Pedro e Inês – Contado aos Pequenotes", a Quetzal publica agora um novo conto "O Milagre de Isabel e Dinis - Contado aos Pequenotes", que revisita outro episódio relevante da História de Portugal – o milagre da Rainha Santa Isabel.
    Mas a novidade da publicação reside na perspectivação adoptada, capaz de aproximar os pequenos leitores dos protagonistas da narrativa, apresentados ainda muito jovens, mas cheios de qualidades que os fazem ser admirados pelos súbditos e pelos contemporâneos.
    Além disso, veja-se como, num registo muito simples, sem didactismo ou moralismo excessivos, e, simultaneamente, muito eficaz, é dado relevo a vários aspectos que marcaram de forma significativa o reinado de D. Dinis (como a sua actividade literária, a política cultural e agrícola e os conflitos com o filho), não se limitando à narração do milagre.
    As qualidades humanas das personagens revelam-se, como os seus actos, intemporais e merecem o reconhecimento de todos.
    As ilustrações, com recurso ao recorte e à composição, procuram recriar personagens e ambientes, completando as informações do texto e promovem a concretização das ideias por ele avançadas.
  • Título O Milagre de Isabel e Dinis – contado aos pequenotes
    Autor Vanda Furtado Marques
    Ilustrador Susana Silva Silva
    Tipo de documento Livro Editora Quetzal
    Data de edição 2008
    Área Temática História, Tradição, Afectos
    ISBN 978-972-564-716

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O meu primeiro livro, "O Amor de Pedro e Inês" foi noticia no Expresso Online

Abaixo reproduzo a noticia publicada no Jornal Expresso Online, pela Joana Fialho, da Gazeta das Caldas.

clip_image002

 

Logotipo

 

Gulbenkian recomenda
"O amor de Pedro e Inês - Contado aos pequenotes"

Outros livros infantis estão já pensados pela autora, Vanda Furtado Marques, para dar continuidade à colecção que pretende levar às crianças algumas das mais bonitas passagens da História de Portugal.

Joana Fialho/Gazeta das Caldas
17:14 | Sexta-feira, 11 de Jan de 2008


A obra infantil recupera a história de D. Pedro e D. Inês de CastroÉ com orgulho que a alcobacense Vanda Furtado Marques anuncia no seu Blog VandaFurtadoMarques.blogspot.com que "O Amor de Pedro e Inês - Contado aos pequenotes" foi recomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através da sua Casa da Leitura, no passado mês de Dezembro.

A obra infantil recupera a história de D. Pedro e D. Inês de Castro

A Casa da Leitura da Gulbenkian é um site que contém a síntese e crítica de mais de 900 livros infantis e juvenis, em níveis diferenciados segundo faixas etárias e temas. Com informações precisas sobre as obras literárias, pretende ser uma importante fonte de informação para pais, educadores, professores, bibliotecários e outros mediadores de leitura, ao mesmo tempo que responde a dúvidas comuns, sugerindo práticas de boas leituras. Agora, tanto o livro "O Amor de Pedro e Inês - Contado aos pequenotes" como o seu sítio oficial na Internet vão poder ostentar um dístico que comprova a recomendação desta prestigiada instituição.

Lançado em Março de 2007 no Mosteiro de Alcobaça, em português, inglês e castelhando, a obra infantil recupera a história de D.Pedro e D.Inês de Castro "de forma muito simples e acessível" como se pode ler na crítica da Gulbenkian. "Sem excessivas preocupações didácticas, o texto recupera os momentos chave daquele episódio cujo simbolismo e significado tem atraído diferentes gerações e proporcionado diferentes revisitações", pode ler-se no texto daquela instituição que salienta "o recurso a ingredientes e fórmulas dos textos tradicionais, em particular dos contos de fadas escolhidos pela autora".

Quanto às ilustrações, para as quais a caldense Susana Silva usou colagens, recortes, pinturas e tecidos, a crítica da Gulbenkian destaca "o grafismo original, assumidamente ingénuo".

Consagrado que está o sucesso da primeira obra da professora de História, que tem percorrido algumas das escolas da região lendo o seu texto a dezenas de miúdosAinda este mês, a cidade de Coimbra deverá acolher o lançamento do livro dedicado à Rainha Santa Isabel. Na mira da autora e da ilustradora está ainda a história da Rainha D. Leonor. Por enquanto "O Amor de Pedro e Inês - Contado aos pequenotes" pode ser adquirido na loja do Mosteiro de Alcobaça e nas restantes lojas do IGESPAR, nas Caldas da Rainha nas livrarias Martins Fontes e 107, bem como no sítio oficial da colecção em www.contadoaospequenotes.com.

Um dia na "Casa do Gil"

imglogo No passado dia dois de Janeiro fui visitar a Casa do Gil a convite da Professora Vera , minha colega na Escola.

Como professora de História e contadora de estórias, o meu papel seria dar a conhecer o meu livro, "O Amor de Pedro e Inês – Contado aos pequenotes".

Normalmente faço toda a encenação sozinha, mas desta vez, Casa-do-Gilos alunos  que iam concosco  deram-me uma grande ajuda, ao serem eles a trabalhar com os fantoches. Cada um assumiu o seu papel, e D. Afonso IV, Pedro, Constança e Inês, tiveram um brilho  muito especial.

Acho que se fez um pouco de magia e é evidente que o pó de perlimpimpim deixou as suas marcas. Foi  muito gratificante conhecer esta Fundação,fiquei muito sensibilizada com o seu trabalho e é com um grande carinho que eu mando um beijinho para todos os meninos que estão a ser acolhidos por esta Fundação.

 

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin