terça-feira, 29 de abril de 2008

O Milagre de Isabel e Dinis na Escola Básica dos Freires

Fui hoje a Escola dos Freires para mais uma das minhas aventuras entre os pequenotes.

Entrei na Escola e fui agradavelmente surpreendida com uma recriação histórica feita pelas crianças e a Professora Manuela.
Parecia que tinha mergulhado no tempo e estava na Idade Média. As crianças estavam cuidadosamente vestidas de Nobres e do Povo. Era digno de se ver como as crianças interiorizaram o seu papel. Os meninos do Povo  estavam esfarrapadados, tinham ligaduras e feridas para finjirem que estavam pobres e doentas. As meninas da Nobreza vestidas a rigor faziam o seu papel, como se fossem autênticas Princesas.

No fim vieram osJornalistas com os seus fatos e gravatas e os microfones em punho como se fossem autênticos joranalistas da televisão. Entrevistaram-me com grande profissionalismo e cuidado.

Adorei .... e acho que se viveram na sala de aula momentos de magia e tenho a certeza que as crianças nunca mais se hão de esquecer  deste momento.E eu levo-o bem guardadinho no meu coração para nunca mais o esquecer.

Obrigado Professora Manuela e meninos dos Freires

sábado, 26 de abril de 2008

O nosso projecto Roupa Didática, no InSerralves, foi um dos Vencedores.

São actualmente várias as formas ou suportes que tenho de levar o "Projecto Contado-aos-Pequenotes" [cujos objectivos se podem ler AQUI], junto das crianças dos 2 aos 12 anos.
A saber:  1) O Contar das Estórias da História;  2) Os Fantoches e as Encenações Mágicas;  3) Os Workshops de Ilustração;  4) As Visitas Pedagócias a Escolas;  5) Os Livros;  6) As Pregadeiras Encantadas;  7) Os Serviços de louça SPAL;  8) A Presença na Internet (Blog e Site); e  9) As Visitas Guiadas aos Monumentos e locais Históricos.

Anuncio agora que vou estar presente com mais um suporte: (10) Roupa Didática.
Como já tinha notificado neste blog (faz agora um ano [ver post AQUI]), decidimos avançar com a ideia de fazer da roupa que as crianças usam no seu dia-a-dia, mais um suporte para lhes transmitir os valores contidos no "Projecto Contado-aos-Pequenotes".
Ao sabermos que a Fundação Serralves, tinha  lançado o concurso "Indústrias Criativas - InSerralves", resolvemos apresentar a nossa candidatura com o nome "Roupa Didática".
Posso agora a anunciar-vos que a FUNDAÇÃO SERRALVES, escolheu-nos como um dos 8 projectos vencedores, de entre 76 candidaturas.
Podem ver a noticia publicada no jornal "O Público" que abaixo reproduzo.

INDÚSTRIAS CRIATIVAS    INSERRALVESInSERRALVES

Incubadora de Indústrias Criativas INSerralves já seleccionou oito projectos
por Álvaro Vieira, in Jornal Público, 23.04.2008

Inovação, potencial comercial, respeito pelo ambiente e contribuição para o desenvolvimento do país e da região foram alguns dos critérios adoptados.
A Conservação e restauro, design de jóias, pedagogia, música, marketing cultural, arquitectura, multimédia... É bastante ecléctica a prole de projectos de empresas que a Fundação de Serralves decidiu acolher na incubadora de indústrias criativas INSerralves. Divulgada ontem, a lista dos projectos seleccionados inclui oito ideias de negócio que, para já, respondem pelos nomes de "20/21", "Catavento", "Joalharia Urbana", "Platz", "Poptones",
"Roupa Didáctica"
, "TV Energia - Tools to Change" e "WIP - Windows In Progress".
Vão poder instalar-se na incubadora criada no espaço físico da fundação e aí beneficiar de apoio logístico e orientação. Na INSerralves, os projectos contemplados vão dispor de formação, monitorização de resultados e, ainda, de ajuda no estabelecimento de parcerias e na elaboração de planos de negócio. A inovação, a criatividade, o potencial comercial, a qualidade dos promotores, o alinhamento com o espírito do INSerralves, o respeito pelo ambiente e pela paisagem e a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento do país e para a Região Norte foram os principais critérios de selecção.
O Roupa Didáctica há-de ter tido boa nota no campo da inovação e criatividade. Propõe-se desenvolver colecções de vestuário para criança com esta particularidade: cada peça de roupa é um suporte onde será contado um episódio da História de Portugal. "Para motivar o conhecimento através do entretenimento", sublinha-se.
O Catavento é outro projecto orientado para as crianças. Trata-se de um serviço pedagógico, assegurado por equipas que se deslocam a escolas, ATL e jardins-de-infância, para realizarem "workshops especializados para crianças dos 3 aos 10 anos".
WIP - Windows In Progress parece o nome de uma aplicação informática, mas não é. Aqui o negócio é oferecer "projectos de design" e "soluções tecnológicas" personalizadas para a renovação da imagem das lojas tradicionais do Porto. Poptones é o projecto que se propõe assegurar a composição de conteúdos sonoros para cinema e audiovisual em geral e criar um site para comercialização de músicas, chamado PickYour Soundtrack. TV Energia - Tools to Change assume a missão de criar uma WEB TV com conteúdos centrados no ambiente e no desenvolvimento sustentável. Platz pretende vir a ser uma empresa de consultadoria na área do marketing cultural, dirigida a agentes culturais e económicos. A Joalharia Urbana quer afirmar-se na produção de jóias, combinando novos materiais e técnicas com a reciclagem de elementos naturais e objectos antigos. 20/21 será uma empresa que tanto trata da conservação e restauro de arte moderna e contemporânea como da gestão de colecções.
A INSerralves propõe-se ainda seleccionar um nono projecto ao longo de 2008, em termos ainda a anunciar.

clip_image002

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Desenhos dos pequenos artistas de Turquel

Aqui estão alguns trabalhinhos feitos pelos pequenotes, alusivos ao livro "O Milagre de Isabel e Dinis".

São uma maravilha, não acham?

Dia Mundial do Livro na FNAC de Cascais

FNAC - Meia-Maratona de Leitura - Dia Mundial do Livro 23.AbrilA convite da minha Editora fui, no 23 de Abril, à "Maratona de Leitura na FNAC"  de Cascais.

Quando cheguei deparei-me com o Júlio Isidro, que também vinha apresentar os seus livros no seu momento de leitura. Fiquei um pouco nervosa, mas foi momentâneo e quando chegou a minha vez sentia-me bastante segura.

Dei o meu melhor para que o PRAZER DA ESCUTA FOSSE IGUAL AO ORGULHO QUE EU SENTIA,  AO ESTAR A LER ALGO QUE TINHA FEITO COM TANTA PAIXÃO.

Tinhamos dez minutos para apresentar o nosso trabalho e tive assim oportunidade de ler "O Amor de Pedro e Inês" e "O Milagre de Isabel e Dinis".  Após a minha apresentação ainda pude dislumbrar-me com Maria Viana e  a sua poesia forte e emotiva.

Foi para mim um enorme prazer participar nas comemorações deste dia.

Tarde no Kid's Park, Caldas da Rainha

Reprodução de artigo publicado no Jornal online Gazeta das Caldas, pela jornalista Ana Elisa Sousa.

Gazeta das Caldas

“O Milagre de Isabel e D. Dinis” é o novo livro de Vanda Marques

O parque de diversão Kid´s Park acolheu no dia 26 de Março a escritora de histórias infantis Vanda Furtado Marques.
A partir do primeiro livro desta autora - “[O Amor de] Pedro e Inês [- Contado aos Pequenotes]
” - as crianças começaram a tarde vestindo-se de reis e rainhas com que recriaram os personagens da história.
Vanda Furtado Marques apresentou ainda o seu novo livro “O Milagre de Isabel e Dinis [- Contado aos Pequenotes]”, para o qual vestiu o fato da Rainha D. Isabel, contando aos mais pequenos a história de D. Dinis e da sua esposa.
Com esta história, a escritora quis transmitir uma mensagem de solidariedade, ajuda e amizade ao próximo.
Ana Elisa Sousa

Nota:
As inserções entre parentsis rectos [...], que aparecem
nesta reprodução do artigo, são da minha autoria,
Vanda Furtado Marques.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Uma tarde na Biblioteca de Odemira

Edificio da Biblioteca de OdemiraNo dia onze de Abril, a convite da Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, fui apresentar as minhas estórias "O Amor de Pedro e Inês" e "O Milagre de Isabel e Dinis".

 

A biblioteca, inserida num espaço lindíssimo, tem uma vista soberba para o rio Mira. O próprio edifício é magnífico e está muito bem enquadrado na paisagem envolvente, como podem verificar pela imagem.

A apresentação correu lindamente e  as crianças, sentadas nas suas almofadas coloridas, foram um público muito atento. Estava também presente público adulto e entre eles, um grupo de senhoras verdadeiramente encantadoras. O carinho que nos mostraram e o gosto que transmitiram pelas estórias foi muito enternecedor.

Esta tarde proporcionou-me, ainda, conhecer a doutora Lúcia (Bibliotecária), a Cristina (representante da Bertrand) a sua filhota e a sua mãe que me trouxeram momentos de grande riqueza cultural.

Obrigado a todas.

Os incriveis e maravilhosos trabalhos da EB1 de Freires.

Ilustrações dos AlunosCliquem na imagem e vejam o trabalho espantoso realizado pelos alunos da

Eb1 de Freires
Turma B 1º/2º anos
Professora Manuela
30-01-2008

 

Está optimo.
Parabens a todos

 

 

 

QuestionárioE se quiserem vejam este questinário elaborado na mesma escola, que serve para explorar a estória e verificar se as crianças retiveram o conto.
Está muito, muito bom!

Muitos parabéns professora Manuela

 

Já agora vejam o site deles em http://blogs.esel.ipleiria.pt/interescolas/2008/04/16/o-amor-de-pedro-e-ines/

terça-feira, 15 de abril de 2008

Um dia na Creche da minha princesa mais pequena e do meu príncipe.

Foi com muita satisfação que fui ao Centro paroquial de  Turquel , onde tenho a minha Luisinha, na sala dos dois anos e o Diogo no ATL contar as minhas estórias.

As crianças estavam muito entusiasmadas por ver uma Rainha e olhavam para mim com ar de satisfação.
Sentei-me num trono que tinham preparado para mim e é claro senti-me uma verdadeira Rainha.

Comecei por contar a estória d' "O Milagre de Isabel e Dinis" e depois as crianças insistiram para eu contar a d' "O Amor de Pedro e Inês" . Realmente "O Amor de Pedro e Inês" fascina as crianças, é mesmo uma estória forte e intemporal.

Mas o que  na verdade me fascinou foi a conversa que se desenvolveu após as estórias.
As crianças confessaram-me  o quanto valorizavam a amizade e que eram amigos dos pais e dos avós, e questinando-as sobre o que era ser rico, as crianças chegaram a conclusões lindíssimas.
Vim desta conversa mais rica de valores e experiências e com a certeza que a missão da Rainha Santa entrou nos coraçõezitos destes sabios pequenitos.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Exposiçao "Júlio Pomar - Cadeia da Relação", no Museu Serralves

Imagem criada a partir da obra La Table de l'architecte, 1977; Colagem, pintura acrílica e objectos sobre tela; 100x100 cm; Col. Fundação Júlio Pomar, Lisboa; CR II 225
Foto: cortesia FJP, Lisboa

Estando no Porto, não podiamos deixar de ir ao Museu de Serralves e fomos ver a exposição "JÚLIO POMAR - CADEIA DA RELAÇÃO". Devo dizer-vos que é uma preciosidade, e que só na presença das obras, se pode sentir o envolvimento que as pinturas, colagens e "assemblages" desencadeiam nos nossos sentidos.

Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea

Convido-vos a visitarem logo que possam este maravilhoso museu.

 


Descobrir Serralves

Fundação Serralves

Convido-vos também a descobrirem a Fundação Serralves, através do "Sítio dos Mais Novos" clicando nas imagens que se seguem.

Sítio dos Mais Novos: Descobrir Serralves

As minhas aventuras com os Pequenotes no Porto, em Gaia e em Braga.

Nos dias cinco e seis de Abril, eu e a Susana fomos divulgar os nossos livros pelas FNAC's da Cidade Invicta, de Vila Nova de Gaia e na Cidade dos Arcebispos.

Estivemos em sessões de Autografos, seguidas pela Leitura dos Livros da Colecção "Contado aos Pequenotes": "O Milagre de Isabel e Dinis" e "O Amor de Pedro e Inês"  .


 

As crianças ouviram as estórias tão atentamente e com tal encantamento que a Rainha Santa e D. Dinis, e D. Inês de Castro e D. Pedro, ficaram nas suas memórias.
Uma parte da nossa maravilhosa História de Portugal envolveu-as e encantou-as, ao ponto de todas elas sentiram vontade de serem Reis e Rainhas.
Foi no papel, aquando do workshop de ilustração, que elas concretizaram esses sonhos. E com os recortes nasciam magnificos reis e rainhas.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dia 2 de Abril: Dia Internacional do Livro Infantil

Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil, de Chakrabhand Posayakrit:


"Os Livros iluminam,
O Conhecimento encanta.
"

"A busca de conhecimento por meio da leitura tem de tornar-se uma prioridade e deveria ser incremental logo na infância.
Desde muito cedo se incute nas crianças tailandesas o desejo de conhecimento pela leitura, com base numa tradição e numa cultura sublimes.

Os pais são os primeiros professores das crianças e os monges tornam-se os principais mentores da sua orientação e educação, intelectual e mental, tanto  no que respeita aos assuntos do mundo como no tocante aos valores espirituais.

Encontrei inspiração para a minha ilustração em ancestrais tradições do meu país. Por um lado, a tradição de contar histórias às crianças, por outro, a de aprender pela leitura de inscrições em folhas de palmeiras e em tabuinhas que se destinam exclusivamente a ser lidas.

As narrativas escritas em folhas de palmeira provêm da tradição budista.
Contam a vida de Buda e recontam histórias das jatakas (fábulas e parábulas), com a nobre  intenção de cultivar as mentes jovens e de lhes instilar fé, imaginação e um sentido moral".

 

Foi com um enorme prazer que li e senti intensamente, as palavras sábias deste grande artista  tailandês. Realmente é nas nossas Raízes e ne nossa História que podemos procurar grandes exemplos de sabedoria e sentido moral.

Sinto assim que a colecção - Contado aos Pequenotes -  está dentro deste espírito de iluminação.

Foi  ainda, no âmbito do Dia Internacional do Livro Infantil que fui à Biblioteca Municipal  das Caldas da Rainha  partilhar com as crianças um pouco da minha experência como Escritora, Contadora de estórias, Professora de História  e Mãe.

Adorei  esta partilha e tenho que dizer que fui recebida muito carinhosamente por todos os que nela trabalham.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin