sábado, 31 de maio de 2008

Um dia na Escola S. João de Deus.

 114

Foi com grande satisfação que eu e a Susana, estivemos a convite da Cristina (gerente da loja Bertrand, da Avenida de Roma) na Escola S. João de Deus, em Lisboa.

Fomos recebidas entusiasticamente pelos professores, mas especialmente pelas crianças que nos tinham preparado umas belas surpresas espalhadas ao longo da escola. Como podes ver, nas imagens deste post.

É muito gratificante sentir este entusiasmo pela nossa História e Cultura, fico muito orgulhosa por ver estes projectos magníficos

 

terça-feira, 27 de maio de 2008

Uma Hora no Rádio Clube Português

RCP - Rádio Clube PortuguêsFoi com muito muito orgulho, que hoje, fui a convidada do escritor e jornalista Alexandre Honrado no programa  "O Estado do Dia" do Radio Clube Português. Entre as dez e as onze da noite, tive o privilégio de conversar com este grande senhor.
Tenho que admitir que não estava muito à vontade nos comentários políticos e económicos do dia, pois actualmente o meu mundo gira mais em torno das crianças, estórias e família.
Penso, porém que transmiti o meu grande encantamento pelo mundo das estórias e das crianças  e o quanto elas me fascinam e inspiram.

Quero agradecer ao Alexandre Honrado pela sua paciência, principalmente nos momentos em que a minha inexperiência vinha à tona.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Um dia cheio de novas experiências

Hoje, no Cine-Teatro da Nazaré, tinha à minha espera muitos pequenotes dos Jardins de Infância do Concelho.
Foi aí que tive, pela primeira vez, a experiência de contar as minhas estórias com ajuda de projecções audio-visuais. Pensei em utilizar as projecções das ilustrações porque o palco podia servir de barreira entre mim e as crianças e tal facto iria dificultar a proximidade com o  livro e comigo. Estava um pouco receosa, pois nunca tinha estado num palco como contadora de estórias, mas foram só aqueles nervos iniciais, depois tudo fluíu com grande suavidade.
Foi quase como assumir o papel de actriz e actuar para um publico maravilhoso de carinhas fofas e lindas.

 

AH! Mas o dia não acabou por aqui, pois ainda me esperavam - como Conferencista, no Instituto Polítecnico de Leiria, onde tive o privilégio dar a conferência e partilhar a minha experiência , como contadora de estórias, a  futuras educadoras.

 

Como podem ver foi um dia cheio de novas experiências ...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Revista "Os Meus Livros"

Foi com muita satisfação que li a rubrica "Infantil » Primeiras Leituras" na pag.72, da revista "Os Meus Livros"  nº63 - maio de 2008. Nesta rubrica a psicóloga clínica Maria João Pina de Morais, apresenta a sua opinião sobre o meu livro "O Milagre de Isabel e Dinis":

Todas as crianças gostam de histórias em que acontecem coisas muito extraordinárias. E neste caso, esses acontecimentos até fazem parte de História dos nossos reis e do nosso País. Esta é uma oportunidade para criar nas crianças uma noção de fantástico, associada ao ensino de alguns episódios incontornáveis.

Revista Os Meus Livros MAIO_2008_02 

Revista Os Meus Livros MAIO_2008

sábado, 17 de maio de 2008

- Contas-me uma história .... Vanda?

Desde que comecei esta minha aventura com os pequenotes tenho aprendido muito com perspicácia das crianças. Tenho episódios inesquecíveis e muitas vezes, é através destes, que me vão surgindo ideias para novas estórias. É muito importante  nós estarmos atentos às opniões  e observações das crianças, pois o seu  imaginário é tão rico e maravilhoso que  nos dão verdadeiras Lições de Vida .

Cada vez me apercebo com mais nitidez que para escrever para crianças é preciso saber escutá-las, respeitá-las e  amá-las . Os Pequenotes sentem a diferença quando nós  nos entregamos com paixão ou quando pura e simplesmente estamos ali só por estar, sem qualquer entrega. Eu felizmente já vivenciei as duas situações e é fascinante quando nós recebemos aqueles beijinhos fofos ou quando eles nos abraçam porque sim...!

As crianças enchem-nos a alma e quem consegue resistir ao simples pedido de uma criança:
- Contas-me uma história .... Vanda?

quarta-feira, 14 de maio de 2008

O "Milagre de Isabel e Dinis" na Escola do Ardido.

Sabes que já me habituei a ser Rainha e estou a gostar de ser recebida com grandes honras e admiração pelas crianças.

Por momentos deixo de ser a Vanda e assumo o papel de Rainha Santa Isabel e eu própria mergulho na História e deixo-me envolver pela magia.

Tenho que te dizer que é algo absolutamente encantador, descobrir dentro de nós adultos, aquela vontade de nos aliarmos à nossa criança interior.
Foi na Escola do Ardido que mais uma vez fui recebida de forma excepcional por todos.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Uma tarde entre a criançada

O Jardim de Meninos e MeninasPara comemorar o dia da Mãe, a Tiná - Educadora do Jardim de Infância da Ribafria, convidou-me para partilhar com as crianças e as Mamãs as minhas histórias.

Aceitei logo, cheia de satisfação, pois adoro estar junto das crianças a contar-lhes os episódios da nossa história.
E, mais uma vez a Rainha Santa Isabel fez das suas, encantando quem a estava a ouvir.
Naquela sala sentiu-se a Magia das Historias, de tal forma que o pó de perlimpim que estava nas mãos das crianças se multiplicava, como se acontecessem verdadeiros milagres. As meninas  não tiravam os olhitos dos meus fatos de Rainhas e algumas tiveram oportunidade de cumprir o seu desejo e vestiram-se de Santa Isabel.

No final fui surpreendida com o lindo "Jardim de Meninos e Meninas",  feito pelos pequenotes. Como podes certificar-te pela foto, está lindo!

Mas a tarde não acabou por aqui, pois ainda dei um pulinho à Escola Básica da Azambujeira, visitar uma menina muito, muito especial, a Ritinha, que sei - pela Mamã Clara, que é uma fiel leitora dos meus livros.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Os meus fantoches

Estes são os fantoches que me ajudam, a ajudar as crianças a conhecer melhor os nossos reis e rainhas.

Através dos fantoches vou contando a história dos nossos reis e vou lançado questões, de forma a permitir que as crianças também possam contribuir com os seus conhecimentos para o evoluir da sessão.

O rei D. Afonso IV, D. Constança, Inês de Castro, D. Pedro I, D. Dinis e a Rainha Santa Isabel vão desfilando as suas caracteristicas e  particularidades de uma forma divertida e cativante.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin